O termo martech já era usado no mercado para designar a Tecnologia de Marketing. Ou seja, passou a ser muito comum entre os profissionais de marketing de software e desenvolvedores de ferramentas de tecnologia usados para planejar, executar e medir campanhas de marketing. Naturalmente, a terminologia acabou sendo adotado para classificar também as startups que unem estratégias de comunicação e marketing a inovações tecnológicas.
Por décadas, nos tempos da “sociedade do espetáculo” – que vigorou por toda a segunda metade do Século XX, os departamentos de vendas e marketing foram notoriamente desconectados. Historicamente, as equipes trabalhavam de forma isolada, cada uma com objetivos e métricas diferentes. E muitas vezes com pouco ou quase nenhum entendimento sobre as ações desenvolvidas pelo outro.
Mas a revolução digital que vem acontecendo nas últimas décadas, com o surgimento de novas tecnologias aliadas ao marketing e, principalmente, novas plataformas como o smartphone – a mídia de maior capilaridade da história da humanidade -, permitiu uma maior aproximação entre esses dois setores.
Por décadas, nos tempos da “sociedade do espetáculo” – que vigorou por toda a segunda metade do Século XX -, os departamentos de vendas e marketing foram notoriamente desconectados. Historicamente, as equipes trabalhavam de forma isolada, cada uma com objetivos e métricas diferentes. E muitas vezes com pouco ou quase nenhum entendimento sobre as ações desenvolvidas pelo outro.
Mas a revolução digital que vem acontecendo nas últimas décadas, com o surgimento de novas tecnologias aliadas ao marketing e, principalmente, novas plataformas como o smartphone – a mídia de maior capilaridade da história da humanidade -, permitiu uma maior aproximação entre esses dois setores.
Por décadas, nos tempos da “sociedade do espetáculo” – que vigorou por toda a segunda metade do Século XX -, os departamentos de vendas e marketing foram notoriamente desconectados. Historicamente, as equipes trabalhavam de forma isolada, cada uma com objetivos e métricas diferentes. E muitas vezes com pouco ou quase nenhum entendimento sobre as ações desenvolvidas pelo outro.
Mas a revolução digital que vem acontecendo nas últimas décadas, com o surgimento de novas tecnologias aliadas ao marketing e, principalmente, novas plataformas como o smartphone – a mídia de maior capilaridade da história da humanidade -, permitiu uma maior aproximação entre esses dois setores.